segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Avaliação da disciplina, do docente, dos discentes...

Caros alunos de Zoo I (2009.2), após ler as críticas e sugestões de vocês, fiquei ainda mais contente e satisfeito com o que construimos durante as unidades I e II.

Como os "elogios" foram bem recebidos eles não mecerem lugar nesta postagem, mas para continuar nossa análise, abaixo vão os pontos mais comuns que floresceram nas avaliações, assim como meus comentários:

- Tabela comparativa dos grupos de Protozoa: gostei da sugestão!
- Aulas práticas com guias de estudo (roteiro de perguntas) e em maior número: tentarei, mas o cronograma sempre (feliz ou infelizmente) conta com um número prédefindo de semanas e, consequentemente de aulas.
- Apresentações dos seminários diluídas ao longo do semestre ou dividdias em pelo menos 2 aulas: concordo!
- Os apresentadores de seminários devem aplicar uma avaliação aos "seus alunos" e tais "alunos" devem fazer um resumo do seminário assistido: gostei bastante!
- Os temas de seminários não devem compor a avaliação das pessoas que apresentaram os mesmos: concordo!
- Grupos de estudo e plantão de dúvidas: acredito que uma alternativa real a esta sugestão seja abertura de vagas para monitoria voluntária visando termos tutores, ou seja, alunos que cursaram a disciplina em semestres anteriores. Portanto, no próximo semestre, os tutores podem ser vocês. Outro ponto é que grupos de estudo não necessitam (em nenhuma disciplina) de professores participantes, vocês podem organizá-los e se julgarem necessário buscarem auxílios pontuais
- Uso de organismos modelos "palpáveis" (lúdico): nas aulas de Protozoa isso se torna um pouco difícil, mas não impossível. Talvez com monitores (alunos que já cursaram Zoo 1) possa sr executado.
- Solicitação de mais livros para a biblioteca e melhores condições da sala de aula prática: levarei isto ao Departameto. Ouvi dizer que vocês têm um "xerocoteca" ou algo parecido no C.A., caso isto seja real, talvez termos um número de cópias para empréstimo no C.A. (que deve ter melhor mecanismos de controle) seja uma solução mais rápida. Apesar de achar que os livros são insuperáveis, as fotocópias podem trazer uma (quase) solução em curto espaço de tempo.

Outras sugestões podem ser discutidas e repensadas:

- Colocar avaliações práticas: estas foram inseridas na avaliação I (questão sobre resolução de matriz ou de codificação de caracteres e resolução de matriz)
- Formas diferentes de mostrar a relevância da leitura de textos em inglês: infelizmente vejo poucas possibilidades de imbutir tal problema, além dos seminários e textos no blog. Sugestões concretas são muito bem vindas.

Dentre os pontos expostos, peço que caso algo ficou de fora e poderia melhorar a disciplina, por favor, continue nosso processo de avaliação através do e-mail.

Vale ainda ressaltar que boa aceitação tanto da "prática de cladística com Coleoptera" como dos "Seminários" os manterá nos seminestres subsequentes (com as adequações...).

Lembrem-se de fazer a avaliação da disciplina através do método oficial da UFBA. Quando queremos melhorar ou manter algo, precisamos expor nossas opniões!

Por fim, agradeço sinceramente as sugestões de diversas naturezas para a melhoria da disciplina e de minha atuação profissional. Reitero que foi um prazer enorme trabalhar com vocês.

Adolfo

obs. para aqueles que (infelizmente) estão dormindo mal por ãinda não saberem as notas dos seminários e avaliações, logo que possível, estas estarão no blog.

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