segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Considerações gerais sobre a questão 2 da avaliação II

De uma forma geral, o resultado foi bastante satisfatório. Alguns buscaram mais, se empolgaram mais, se preparam melhor, tiveram mais esmero e chegaram mais longe, outros mantiveram o padrão inercial e não foram tão longe. Parabéns ao primeiro grupo! Aos demais, sinceramente, espero que encontrem mais empolgação adiante.


Como sempre podemos melhorar, farei uma síntese dos pontos mais abundantes nas questões:

1. Após pontuações (por exemplo: vírgula (“,”) e ponto final (“.”)) sempre tem espaço;

2. Após parênteses (“(xxx)”) sempre tem espaço, exceto para pontuação (“.”, “;”, “,” etc);

3. Quando “abre” parênteses não se coloca espaço para a próxima palavra, da mesma forma que não há espaço entre a última palavra e o “fechamento”. Exemplo: (a aula de zoologia é legal) está correto; ( a aula de zoologia é chata) está errado pela existência de espaço no início; (a aula de zoologia é chata ) está errado pela existência de espaço no final; ( a aula de zoologia é chata ) está duplamente errado pela existência de espaços no início e no final.

4. et al. é abreviatura de et allis, portanto tem ponto após o al. Em português, é grafado em itálico (ou outro destaque) por se tratar de outra língua; et al. é usado ao longo do texto para não precisarmos citar todos os autores, quando se tratar de mais de dois. Por exemplo: Neco, Santos & Barbosa (2009) – no texto ficaria Neco et al. (2009); se for Neco & Barbedo (2009), ou seja, 2 autores apenas, no texto ficaria Neco & Barbedo (2009).

5. Nomes de táxons (quando não aportuguesados) devem sempre ter inicial maiúscula;

6. Nomes de espécies e gêneros devem sempre ser grafados de forma diferencial do restante do texto (itálico, por exemplo);

7. Checar a bibliografia no final. Verificar se esta contém todas as citações do texto.

8. Todas as figuras devem ter legendas e estarem referenciadas no texto. Logicamente que devem apresentar ordem coerente com o aparecimento no texto. No caso de figuras extraídas de outros textos, a fonte deve ser citada.

9. Quando utilizamos o recurso das figuras (esquemas, fotos etc) devemos, primeiro pensar se essas são realmente necessárias, se sim, estamos convencidos que os leitores precisam entendê-las, e para tanto, precisam ler as palavras contidas nelas, ver os traços com definição... Em síntese, figuras quando utilizadas dever ter boa qualidade para que não prejudiquem o texto.

10. As citações são descritas/posicionadas em ordem alfabética em “Referências”


Obs. Vários dos pontos acima poderiam sem minimizados pela análise rápida da correção do Word.

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